Plano Estratégico de Sustentabilidade
“As oportunidades não aparecem são criadas” é o lema da iniciativa PLAY4 CHILDREN.
No ano de 2015 foi criada uma agenda cujo objetivo será estabelecer uma linha de comunicação universal de objetivos que possam combater as alterações climáticas e a pobreza no mundo.
O nome dessa agenda é AGENDA 2030 e nela estão inseridos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que abordam diversas dimensões, tais como: social; económico e ambiental. Esta linha de comunicação entre países visa promover a paz, justiça e instituições fortes. Aos dias de hoje a iniciativa PLAY4 CHILDREN, compromete-se a cumprir com vários dos objetivos de desenvolvimento sustentável criados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“As oportunidades não aparecem são criadas” é o lema da iniciativa PLAY4 CHILDREN.
O PLAY4 CHILDREN é um evento solidário, em que todas as receitas de bilheteira revertem a favor das crianças de várias instituições em Portugal.
Sendo o futebol o desporto mais popular do mundo, porque não aproveitar esta popularidade e angariar um montante que pode mudar a vida de algumas crianças?
Surgiu assim a ideia de organizar um jogo de futebol solidário em que as equipas são constituídas por figuras públicas e antigos jogadores. O objetivo é captar a atenção do público para ajudar aqueles que mais necessitam.
De seguida será explicado de que forma a iniciativa PLAY4 CHILDREN tem vindo a trabalhar para combater os problemas associados à AGENDA 2030.
Os 17 objetivos referidos pela ONU para transformar o mundo mais sustentável são:
Figura 1- 17 objetivos criados pela ONU
Dentro destes objetivos a Iniciativa PLAY4 CHILDREN tem vindo a desenvolver temáticas e apoios para:
1 – Erradicar a Pobreza
2 – Erradicar a Fome
Desde 2020, ano que foi criada esta iniciativa, que o objetivo principal era angariar fundos monetários e alimentares para distribuir pelas principais Organização Não Governamentais de Portugal, tais como a UNICEF Portugal; Liga Portuguesa Contra o Cancro; Cruz Vermelha Portuguesa e Associação Acreditar. Ao longo dos primeiros 2 anos de existência foram angariados cerca de 25.000,00€ (vinte cinco mil euros) e foram ainda distribuídos para a UNICEF cerca de 600 barras de sabão; 7.680 saquetas de micronutrientes; 3.600 lápis e 26.880 vacinas contra o Sarampo.
3 – Saúde de Qualidade
Melhoria da Ala pediátrica do IPO do Porto e Lisboa. Presença dos Embaixadores na sala do IPO de Lisboa para conviver com as crianças e familiares.
4 – Educação de Qualidade
5 – Igualdade de Género
Em parceria com a marca OXFORD, o PLAY4 CHILDREN distribui junto das crianças mais desfavorecidas material escolar.
No ano de 2023 será criado a TOUR ESCOLAS, temática que irá ajudar a promover uma melhor educação por várias escolas da área metropolitana de Lisboa e do Porto. Os temas de foco desta iniciativa são o Desporto, Alimentação Saudável e Igualdade e Inclusão, os objetivos específicos a atingir serão:
– Promoção da tolerância social e prevenção de fenómenos socias assentes nas desigualdades;
– Promoção da igualdade de género;
– Prevenção da violência no namoro;
– Criação de espaço de consciencialização e discussão.
De salientar também que os Embaixadores da Iniciativa PLAY4 CHILDREN são antigas Lendas de Futebol e Figuras Públicas, tanto homens como mulheres.
12 – Produção e Consumo Sustentáveis
13 – Ação Climática
Todo o processo envolvente ao redor da iniciativa PLAY4 CHILDREN é criado e desenvolvido para diminuir ao máximo a pegada de carbono e assim contribuir para a luta conta as alterações climáticas. Todos os materiais utilizados na produção do evento solidário PLAY4 CHILDREN são reutilizados nas edições seguintes. O merchandising utilizado pela marca PLAY4 CHILDREN é realizado através de uma linha sustentável.
Ao longo destes dois anos de crescimento, a iniciativa PLAY4 CHILDREN têm vindo a melhorar e aumentar as ajudas às quais se tem comprometido. Crescimento este responsável e sustentável visando um único objetivo: ajudar as populações e organizações mais vulneráveis a terem melhores condições de vida, sobretudo o futuro do País e da sociedade portuguesa, as crianças.